top of page

Decisões Sustentáveis

A sua empresa já está a integrar a Sustentabilidade na sua estratégia?


ree

A Sustentabilidade é um tema cada dia mais presente nas nossas vidas e cada vez mais ligada aos produtos e serviços da nossa sociedade, pois só agora estamos a perceber, finalmente, que apenas com escolhas conscientes conseguiremos minimizar os impactos ambientais que temos causado.


Em março de 2021, após a pior época do COVID-19, a Deloitte realizou um estudo no Reino Unido que revelou que cerca de 61% dos inquiridos reduziu a utilização de plásticos de uso único, entre outros esforços para um estilo de vida mais sustentável, como adquirir produtos sazonais (49%) e de produtores locais (45%).


A União Europeia promete banir os plásticos de uso único como uma tentativa de preservação ambiental, o que é um importante avanço. Infelizmente, no entanto, não é apenas o plástico que prejudica o ambiente, mas os hábitos e as decisões que tomamos diariamente, tão integradas na nossa sociedade, que por vezes nem nos apercebemos. Práticas como utilização de lâmpadas ineficientes, utilização de água para lavar calçadas e uso de combustíveis fósseis nos automóveis são apenas alguns exemplos.


As empresas têm um peso relevante na preservação ambiental, pois consomem grandes quantidades de recursos. Também têm influência no comportamento e decisões dos consumidores, à medida que oferecem opções mais ecológicas. Com a mudança de paradigma atual, de maior consciencialização, as empresas podem vir a ser substituídas e até atacadas pelos seus clientes, caso não estejam alinhadas com práticas sustentáveis.


Existem cada vez mais consumidores que não aceitam um produto ou serviço sem práticas sustentáveis integradas. A geração Millennial é apenas um exemplo disso. A maioria das pessoas nascidas, aproximadamente, entre o início dos anos 1980 e 1996 não se importam de pagar mais por um serviço ou produto mais Sustentável.


"Existem cada vez mais consumidores que não aceitam um produto ou serviço sem práticas sustentáveis integradas."


Além da responsabilidade com a preservação do ambiente natural, as empresas também podem ter benefícios económicos diretos com a introdução de estratégias de sustentabilidade nos seus modelos de negócio. Algumas das vantagens passam por:


  • redução dos custos e aumento do lucro, uma vez que fontes de desperdício são eliminadas;

  • melhoria da imagem da marca, atraindo, assim, mais consumidores;

  • permissão para atuar em mercados mais regulados, como o mercado europeu;

  • acesso a financiamentos e fundos que privilegiam empresas sustentáveis e ambientalmente responsáveis.


Uma das piores consequências dos maus hábitos ambientais são as Alterações Climáticas, inequivocamente associadas às ações humanas. De acordo com o Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC), corpo científico das Nações Unidas que pesquisa as mudanças do clima, no seu relatório divulgado em abril de 2022, é muito provável que a temperatura global da Terra aumente de 2,1°C a 3,5°C até 2100, num cenário com emissões médias de Gases com Efeito de Estufa (GEE).


A única forma de fazer com que isto não aconteça é reduzindo, rápida e profundamente, as emissões de CO2, assim como outros GEE. Se esta redução não for feita, algumas das consequências incluem secas intensas, o que vai dificultar a produção de alimentos; ondas de calor, já percebidas atualmente; eventos extremos, como ciclones tropicais e tempestades, além do degelo. Algumas destas situações refletem-se no aumento do nível do mar e inundação das áreas mais baixas, tornando-as inabitáveis e improdutivas.


Alterar as práticas empresariais funciona melhor e de forma mais permanente quando estas práticas estão relacionadas à Cultura da organização, e um caminho para estabelecer um mindset que evite desperdícios e reduza emissões é apoiar-se na filosofia Lean.


Já está claro que é preciso agir com maior intensidade e os consumidores já se estão a posicionar nesse sentido. É fundamental que as empresas, não só as grandes multinacionais, mas também as pequenas, assumam o seu papel na mudança para o desenvolvimento de uma sociedade muito mais sustentável e responsável do que a nossa atual.



Fontes:


Deloitte. (2021). Shifting sands: Are consumers really embracing sustainability? Changes and key findings in sustainability and consumer behaviour in 2021.



Instituto de Marketing Research. (maio 2019). Consumidores preferem marcas sustentáveis. https://www.imr.pt/pt/noticias/consumidores-preferem-marcas-sustentaveis


Intergovernmental Panel on Climate Change (IPCC). (2021). Climate change 2021: The physical science basis. https://www.ipcc.ch/report/ar6/wg1/#SPM


Imagem adaptada de Sarah Chai: https://www.pexels.com/pt-br/foto/cesta-cesto-brilhante-luminoso-7262793/

 
 
 

Comentários


Marca Vert Verde Novo PNG_4x.png

Se deseja direcionar a sua empresa
para uma trajetória mais sustentável,


ENTRE EM CONTACTO
Teremos grande prazer em trabalhar convosco.

______________________

Estamos em Lisboa - Portugal,
mas voltadas para todas as direções.

linkedin_4x.png
Instagram_4x.png
bottom of page